Custo de Aquisição de Clientes: o que é, como fazer e analisar

O CAC (Custo de Aquisição de Clientes) é um dos principais conceitos do universo do marketing digital e que faz toda a diferença na gestão de uma marca que deseja manter ou até mesmo aumentar os seus resultados e o seu faturamento.

Sabemos bem que empreender está longe de ser algo simples, trata-se de um mercado que exige muito cuidado, muita atenção, estratégias certeiras e organização para as mais diversas áreas que compõem uma empresa.

Só quem empreende sabe a importância de cada centavo que entra e sai do caixa de uma marca, o que prova como o dinheiro é muito mais do que apenas uma conquista, mas uma necessidade para manter uma marca de pé.

Afinal de contas, nos tempos em que vivemos, o dinheiro é essencial para a sobrevivência, e não apenas humana, mas também a empresarial. Isso porque um empreendedor também precisa desembolsar muito dinheiro para manter o seu negócio ativo.

O prestador de um serviço de calibração de dosímetro sabe que precisa gastar dinheiro com os equipamentos e com o espaço para realizar tal serviço, o que demanda o investimento e também o seu tempo.

Acontece que, dentro tantos gastos que podem existir dentro de um negócio, você já parou para pensar que até mesmo ter um cliente pode custar algo para você? Pois é, essa é uma ideia que poucos empreendedores sabem.

Por mais que os clientes sejam a maior aquisição de uma marca, afinal de contas, é através deles que um empreendedor consegue vender seus serviços ou produtos, eles também exigem um grande investimento.

Pensando nisso, hoje iremos entender a fundo o conceito do CAC, a sua importância, funcionamento e finalidade dentro das empresas, assim como a forma de calculá-lo e como você pode melhorar essa métrica na sua marca. 

CAC: Conceito, importância, funcionamento e finalidade

CAC nada mais é do que uma sigla que significa Custo de Aquisição de Clientes, e como o próprio nome já diz, ele foca justamente no cálculo para que uma marca de transdutor de pressão, por exemplo, saiba quanto cada um de seus clientes custam para ela.

O conceito se tornou extremamente importante nos últimos tempos justamente por ajudar os empreendedores a entenderem e conhecerem a fundo sobre o seu próprio negócio, sabendo quanto gasta para atrair e manter cada cliente.

Isso porque atrair e fidelizar um cliente engloba investimentos em diferentes tipos de estratégias e canais de comunicação, como as mídias sociais, comerciais na televisão e outdoors em ruas e avenidas.

Hoje, com as inovações do mundo, os empreendedores conseguem investir na atração e na fidelização dos clientes de outra forma, usando as redes sociais e a internet, mas o que ainda exige dinheiro para tal ação.

Mas é claro que tudo é bem mais acessível, pois através do mundo digital é possível investir desde pouco até milhões de reais na divulgação de uma ancoragem predial, por exemplo, o que dá ótimos resultados com o passar do tempo.

O CAC funciona com base em uma fórmula, que é usada para todo e qualquer tipo de negócio com o objetivo de calcular quanto custa cada cliente para aquela marca e, com isso, ter a noção se é preciso economizar ou investir mais.

O objetivo principal do CAC é justamente ajudar os empreendedores a terem mais controle sobre os gastos da marca para saber o que fazer quando o assunto é a atração e a fidelização deles.

Em suma, podemos entender que o CAC é muito mais do que apenas um novo conceito do marketing digital, mas uma prática que ajuda de forma eficiente e simples, marcas a chegarem cada vez mais longe.

Entenda os custos do CAC e como calculá-lo

Partindo para a prática, vamos entender os custos que compõem o CAC e como é feito o cálculo dessa taxa dentro de uma empresa de levantamento topográfico ou qualquer outro tipo de negócio.

Custos

Para calcular a taxa de CAC, é preciso que você tenha em mãos dois dados importantes, que é o custo de divulgação e atração de clientes e também o total de novos clientes atraídos para a sua marca em um determinado período de tempo.

O recomendado é que esse cálculo de CAC seja feito mensalmente em todo tipo de negócio, pois isso permite um melhor controle sobre tudo e é possível fazer com o valor que está sendo ganho ou perdido nesse meio.

Por isso, tenha em mãos todo o gasto mensal da sua marca com o trabalho de atração de clientes e também o total de clientes conquistados dentro desse mesmo intervalo de tempo, com isso já é possível realizar todo o cálculo.

Cálculo

Partindo para o cálculo, a fórmula que compõe o conceito de CAC é sempre a mesma, seja para calcular a taxa de uma empresa de automação industrial ou até mesmo uma marca de e-commerce.

Aqui vale a pena ressaltar que a fórmula do CAC é sempre a mesma para qualquer tipo de negócio, o que torna o cálculo simples de se fazer, longe de ser complicado como muitos pensam.

Para quem pensava que o universo do marketing não contava com matemática, se enganou bastante, o CAC gira em torno de um cálculo, mas que está longe de ser difícil, a fórmula usada para isso é a seguinte:

CAC = Valor gasto para a aquisição de clientes / Total de clientes adquiridos

O cálculo é simples e padrão, basta apenas completar a fórmula com os dados que compõem a situação da sua empresa. Para deixar ainda mais claro, vamos a um exemplo prático sobre isso.

Imagine que uma empresa de embalagens de papel cartão personalizadas gastou R$ 10 mil em marketing para atrair novos clientes e, com isso, conseguiu conquistar 200 novos clientes. Nesse caso, o cálculo ficaria da seguinte maneira:

CAC = 10.000 / 200

CAC = 50

Sendo assim, o valor do custo de aquisição do cliente dessa marca é de R$ 50,00. Mas o que isso significa? Essa é uma pergunta que muitos empreendedores fazem, afinal de contas, é preciso saber se esse número é positivo ou não.

Para isso, é preciso saber quanto o seu cliente gasta na sua marca dentro desse mesmo intervalo de tempo calculado. Por exemplo, se na marca de embalagens, cada cliente gasta, em média, R$100,00 por mês, o CAC da marca ainda está positivo.

O problema começa a surgir quando o cliente gasta menos do que o valor de seu CAC, nesses casos, a empresa está tendo prejuízos, como se estivesse pagando para que o cliente comprasse dela.

Sendo assim, entendemos que um CAC é um cálculo simples e que traz inúmeros resultados positivos para uma marca de rótulos adesivos ou uma empresa de qualquer outro segmento, trazendo uma visão macro sobre esses gastos dentro do negócio.

Dicas de como melhorar o seu CAC

E é claro que não poderíamos deixar de citar algumas dicas para te ajudar a manter o CAC da sua marca sempre positivo. Pensando nisso, confira abaixo três dicas simples, mas que farão toda a diferença nesse processo.

Agregue valor ao que você oferece

A primeira delas é justamente agregar valor no que você oferece, seja um produto ou serviço, o valor está atrelado ao propósito da sua marca e a como o seu negócio impacta positivamente na vida de seus clientes, e isso não só atrai, como também os fideliza. 

Implemente uma plataforma de CRM

Vivemos na época da tecnologia e podemos contar com inúmeros programas e plataformas para ajudar na organização de um negócio. Um CRM é essencial para que você consiga controlar os gastos de seus clientes e também os da sua marca nesse processo.

Melhore as métricas de conversão

Por fim, mas não menos importante, melhorar suas métricas de conversão também fazem toda a diferença na estratégia, pensando em novos meios e caminhos para atrair e idealizar clientes ao seu negócio.

Essas dicas podem ser aplicadas a qualquer tipo de negócio, assim como já vem sendo feito em uma marca que produz o melhor projeto rede de distribuição do mercado e já conquistou resultados surpreendentes.

Benefícios da análise do CAC e ferramentas o cálculo 

Para finalizar, não poderíamos deixar de mencionar alguns dos inúmeros benefícios do CAC dentro das marcas, o que prova o quão eficiente e importante ele é para as empresas que nele decidem apostar. Confira:

  • Mais economia para a marca;
  • Melhor controle de informações;
  • Redução de gastos desnecessários;
  • Fidelização de mais clientes;
  • Melhor relacionamento com os usuários;
  • Investimentos conscientes.

Esses são apenas alguns dos inúmeros benefícios do CAC e que podem fazer toda a diferença no seu negócio, provando como ele pode mudar por completo a relação do empreendedor com o dinheiro e com os seus clientes.

Dessa maneira você conseguirá ter mais controle sobre a sua marca e entregar aos clientes o melhor produto ou serviço, mas também a melhor estratégia para que eles se fidelizem a sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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